Como eu me estraguei como artista

Read all

Hello povo! Já faz um tempo, mas cá estou eu de volta. Desculpem o longo atraso no andamento das postagens; como fazem anos que não tenho a oportunidade de me expressar pessoalmente em um canto público, saber que todos tem a oportunidade de ler as minhas ideias, anseios e preocupações me deixa com um grande frio na barriga. Isso é algo que terei que me acostumar, afinal, do que adianta a criatividade sem a oportunidade de expressá-la? Pensando nisso, elaborei esse post para compartilhar com vocês alguns problemas sobre o que se entende comumente por arte, desenho, talento e mostrar como, na prática, tudo isso me moldou muito mal como artista.


Desenhar para mim foi sempre meu hobby preferido. Era incrível poder reproduzir no papel o belo, o interessante e receber elogios dos mais velhos como se fosse a coisa mais extraordinária do mundo. É a partir desse encorajamento que os outros nos dão que começamos a moldar o que queremos ser e fazer; a aprender o que aquilo representa para os outros e como devemos entendê-lo. Nesse momento agregamos ao nosso vocabulário uma palavra que, a depender de cada situação, nos posiciona em um caminho ou nos corta completamente dele. Essa palavrinha se chama talento.

Definida pelo dicionário por "intelecto notável, que se afirma por méritos excepcionais; aptidão, capacidade inata ou adquirida" , essa palavra foi muito reduzida de significado pelas pessoas a minha volta. Literalmente foi de capacidade inata ou adquirida para "o cara lá nasceu o próprio Leonardo da Vinci, nem precisa estudar nada/é naturalmente incrível nisso, de forma alguma ele pode melhorar ou piorar". Parece - e é - ridículo, mas o meu eu de 10 anos não tinha capacidade de compreender os problemas por trás desse mindset. 

Dessa forma, eu cresci acreditando que certas pessoas nascem com um certo dom e  habilidades já perfeitamente prontas, sem a possibilidade de ficar pior naquilo ou aprender algo sobre; seria como já nascer adulto com um diploma de Direito. Pensar assim me causou diversos problemas; desisti de dançar por acreditar que não tinha "talento" para isso, desisti de cantar porque os outros falavam o mesmo, e assim eu fui fugindo mais e mais longe dos sonhos que eu tinha. Ademais, passei a acreditar nas supostas "características que fazem alguém ter certo talento" -  no meu caso, o desenho. Dentre elas estão: não usar referências, desenhar apenas da imaginação, terminar uma arte em menos de 15 minutos, não errar muito no mesmo lugar, não estudar nada sobre desenho (pois eu devia supostamente saber de absolutamente tudo, senão não havia talento), e a lista vai.

Com o tempo eu vi a minha arte se tornar uma repetição da mesma coisa: uma garota muito bonita com pose em 3/4, anatomicamente errada nas feições; em suma, uma abominação.


Demoraram literalmente anos para que eu descobrisse que a gente constrói e/ou fortalece um dom por meio do estudo e dedicação, e não por causa de um "dom mágico irrevogável". Agora, após meses de estudo, minha arte se transformou nisso:


Não digo que é um desenho perfeito, mas é melhor do que eu jamais fiz.
Então gente, nunca tenham medo de começar algo diferente ou reforçar um conhecimento/habilidade, você só se torna bom em algo quando se dedica por meio de prática e estudo.


Enfim, espero que tenham gostado do post (meio apressado) de hoje. Se quiserem ver mais da minha arte é só dar uma olhadinha no meu Instagram ou na galeria do blog. Ah! Não se esqueçam de deixar um comentário expressando sua opinião sobre o assunto; é sempre muito interessante ver outras formas de pensar sobre a mesma coisa. Tchaaaau~

14 comentários:

  1. Que bom que está de volta! Seus desenhos melhoram muito, ficou muito lindo mesmo! Já estou indo ver seus outros desenhos.

    Beijitos <3

    ResponderExcluir
  2. Essa história de talento é complicada mesmo, ninguém fala sobre a disciplina que é preciso pra realmente conseguir chegar em algum lugar... E fico bem feliz de ver que agora você estudou e evoluiu bastante, eu gostei dos desenhos anteriores mas, realmente, o último foi uma baita evolução! Amei!

    Beijinhos
    Affluentia | Masha Alkhim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e essas são as partes mais importantes na hora de se especializar em algo. Agradeço muito pelo reconhecimento Masha (。・ω・。)

      Chuu~~

      Excluir
  3. Oie! que bom que você está de volta! seus desenhos são muito lindos♥_♥ eu sinceramente me apaixonei você é mesmo muito talentosa em relação a desenhos!. kisses!

    s-weetloves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oioioi!

    Te entendo! Voltei com meu blog há algumas semanas e luto com a vontade de me expressar e a vergonha de dizer tudo isso! Ainda sim, em meio à quarentena tenho tido muito a dizer e as conversas de Whatsapp não parecem ser o suficiente.

    Comecei a desenhar quando era mais nova, mas com o tempo ganhei alguns outros hobbies e acabei abandonando ele. Realmente, a ideia de que devemos começar perfeitos é péssima. Pensando que não somos bons os suficiente, muitas vezes desanimamos e o resultado é triste, porque um dia descobrimos que era só ter continuado a treinar kkkkk

    Hoje tenho muita preguiça de continuar os estudos em desenho, mas me valho do fato de que provavelmente ainda viverei muito, e logo vou poder começar a estudar. Acho uma arte linda, é maravilhoso realmente poder reproduzir o belo, como você disse.

    Eu costumava desenhar com inspirações específicas que hoje já se foram. Meus sentimentos engasgados diminuíram muito desde que me converti, assim como já não uso muito das músicas que ouço para reproduzir algo no papel.

    AAAAA esses problemas, como são compreensíveis! Eu sempre pensei que desenhar sem referência mostrava o quão ruim eu era em desenho. Minha preguiça de estudar era real, mas todos os momentos curtos em que fui atrás de conhecimento fizeram total diferença nos desenhos para todo o sempre.

    Apenas nessas duas imagens, mesmo que você não esteja feliz com o resultado, vi tanta beleza e evolução! Meus parabéns! Amei o jeito como o segundo está colorido!

    Uma das coisas mais legais da arte é a maneira como o estudo muda tudo! Um milhão de parabéns, aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Lindo, lindo, lindo <3

    Obrigda pelo post inspirador, que vontade de desenhar que me deu! kkkk Tenho que dizer, meus parabéns pela sua força de vontade e estudos, viu?

    Só com o último parágrafo me lembrei de como preciso estudar em relação aquilo que gosto. Tenho ainda a mania de querer ser boa nas coisas sem estudar, e infelizmente não posso mais empurrar essa mania horrorosa com a barriga. Em breve entrarei no mercado de trabalho, e minha área (T.I.) exige estudo constante, pois está sempre se transformando. O post realmente fez diferença pra mim, pois me lembrou de como preciso ser mais humilde e verdadeiramente estudar o que me interessa.

    Até outra vez, obrigada (de novo) pela postagem!

    com amor, izabel
    Folks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah essa vergonha acaba com a gente (´⊙◞⊱​◟⊙`). Ainda vamos superar isso.

      Hobbies vão e vem o tempo todo. Antigamente o meu hobby era astronomia, mas hoje em dia não é algo que me chama mais tanta atenção.

      Essa desanimação me pegou por uns bons anos, e as vezes eu penso no tempo que eu desperdicei me achando ruim no desenho, aff (┬┬_┬┬).

      Sem pressa, você tem bastante tempo pela frente ʕ •ᴥ•ʔ.

      Usar referências foi algo que literalmente mudou a minha vida, tipo, não tem como representar as proporções reais do mundo sem usá-lo como fonte. A nossa imaginação é um emaranhado de coisas misturadas, sem muito espaço pra proporções reais. O conhecimento realmente nos ajuda.

      Sério? Muito obrigada o(〃^▽^〃)o. Eu que te agradeço por esse seu comentário maravilhoso e bem expressivo, amei UWU.

      Te entendo, ando na mesma, mas uma vez que a gente começa a estudar é difícil parar kkkkk.

      Chuu~~

      Excluir
  5. Uma coisa é certa, a gente só evolui em alguma coisa praticando. Eu fiquei anos sem desenhar, sem praticar, e quando eu tento meu traço é uma mistura do meu traço de 2004 com vontade de mudar de estilo. :( Hoje em dia não consigo ficar satisfeita com nenhum desenho que eu faço.
    Então, não desista!

    ResponderExcluir
  6. Oioi!!💞 Bom, estava dando umas olhadinhas em alguns blogs, e acabei caindo de paraquedas nesse maravilhoso blog, que eu já amei!!😍 Hehehe (●♡∀♡) Já estou te seguindo e vc está quase chegando a 100 seguidores!!😻

    Bom, sobre o post!!✨ É bom sempre estar praticando, né?! Eu particularmente não sou um bom desenhista, mas amo demais desenhar!!💞 (A mesma coisa serve para Dançar e Cantar!! Eu amo demais, só que eu não tenho tanto talento para isso!! Mas mesmo assim, eu não vou desistir disso!!🤗) Por isso eu sempre estou praticando!! E eu achei MARAVILHOSO esse seu desenho!!😻 Você é muito boa no que faz mesmo!! ✧◝(♡o♡)◜✧ Eu queria tanto saber desdenhar assim! Kkkk (´;ω;`) Bom, mas o importante mesmo é nunca desistir dos seus sonhos!! Ok?!😉

    Bom, então foi isso!! Irei te acompanhar!!🤗 Kisses and Hugs!!😘 Byee!!👋🏻 Até a próxima!!🌟

    Meu bloguinho!:🤗
    https://unigeoland.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiii! Muito obrigaduuuuuu, falta só mais 1 o(〃^▽^〃)o

      Continue assim, é essencial praticar. Dançar e cantar é tudo, gostaria muito de aprender ヾ(^-^)ノ . Fico feliz que tenha gostado do desenho ^.^

      Muito obrigado por acompanhar e deixar um comentário, isso significa muito pra mim ♡

      Excluir
  7. seus desenhos são muito bons, e realmente por conta de terceiros acabamos nos auto sabotando e exigindo muito de nós mesmos, o que nao adianta de nada. é pra frente que se anda. seus desenhos estão perfeitos e com sua identidade. queria eu saber desenhar hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Djeni, obrigado (●♡∀♡)
      Pois é, mas vamos seguindo em frente. Fico feliz que tenha gostado da minha arte o(〃^▽^〃)o

      Excluir

Vai comentar? Não deixe de usar esses kaomojis:
o(〃^▽^〃)o (。・ω・。) ヾ(^-^)ノ (❁´◡`❁) ˙˚ʚ(´◡`)ɞ˚˙ (≧∇≦)/ ☆*: .。. o(≧▽≦)o .。.:*☆ (*°∀°)=3 (●♡∀♡) (♥_♥) ≧﹏≦・゜(。┰ω┰。).・゜ (┬┬_┬┬) ゜・(/。\)・゜ ゜・.(iДi)。:゚ (๑•̀д•́๑) (ʘ言ʘ╬) (°言°怒) щ(`Д´щ;) (๑•̀ㅁ•́๑)✧ \`•̀益•́´/(´⊙◞⊱​◟⊙`)​ (´◉◞౪◟◉) (´◉◞⊖◟◉`) \( ´◔‿ゝ◔’)/Booo~!( ´థ౪థ) ( ◉◞౪◟◉) ʕ •ᴥ•ʔ ʕ ·ᴥʔ ʕ ·ᴥ·ʔ ʕ·ᴥ· ʔ ʕᴥ· ʔ ʕ •ᴥ•ʔ ʕ ゚ ● ゚ʔ ʕ; •`ᴥ•´ʔ Σʕ゚ᴥ゚ノʔノ

GNMH - CRÉDITOS ❤